Como prevenir a perda de colágeno?

Chegam os 30 e você percebe que a sua pele não é mais a mesma e isso parece assustador. Mas não se preocupe, o que tá acontecendo com você é completamente natural, pois à medida que envelhecemos, vamos perdendo o colágeno. Para nossa sorte, existem alguns hábitos que prolongam o colágeno em nosso organismo de forma natural.

 

O que é o colágeno?

 

O colágeno é uma proteína produzida pelas células do nosso próprio corpo para dar firmeza, elasticidade e sustentação à pele e às cartilagens. Importante para as articulações, cabelos, ligamentos, músculos, órgãos internos, tendões e unhas, é um aliado tanto para a saúde quanto para a beleza.

 

Só para você ter ideia da importância dele para o organismo, o colágeno forma um terço da proteína corporal. Como se fosse uma cola, é ele que mantém nossas células unidas.

 

Quando nosso corpo vai diminuindo a produção do colágeno começam a surgir os sintomas do envelhecimento cutâneo, como o surgimento da flacidez, rugas e linhas de expressão. Mas além do procedimentos médico para resolver esse problema a curto prazo, também é possível manter hábitos que podem garantir uma boa produção de colágeno.

 

O que causa a perde de colágeno?

 

A perda de colágeno pode acontecer por diversos fatores, confira os principais deles:

 

  • baixa ingestão de fontes da proteína, como carnes brancas e vermelhas;
  • consumo exagerado de açúcar;
  • dietas restritivas;
  • estresse;
  • exposição ao sol sem proteção;
  • falta de estímulo à produção da substância com o uso de dermocosméticos ou tratamentos estéticos;
  • tabagismo.

 

Como diminuir a perda de colágeno?

 

  1. Beba 2 litros de água por dia
  2. Diminua o açúcar
  3. Faça refeições mais ricas em proteínas
  4. Use filtro solar
  5. Mantenha a pele sempre limpa
  6. Use hidratantes faciais e corporais

 

Laser

 

Além de ajudar a estimular a produção de colágeno, o tratamento estético com laser é indicado para quem quer fechar os poros, deixar a pele mais lisa e acabar com as manchas. Simples e rápido, consiste na emissão da energia do laser para a região do corpo a ser tratada.

 

Existem vários tipos de laser disponíveis no mercado, mas variam de acordo com o tipo de pele do paciente. Portanto, procure sempre tirar suas dúvidas antes de qualquer tratamento para entender até que ponto é indicado para a sua necessidade.

Deixe uma resposta