Como cuidar da pele negra

Cada tipo de pele exige um cuidado diferente e a pele negra não fica de fora.

Manchas e acne

A pigmentação escura se deve à maior quantidade de melanina presente nas células da cútis. Essa proteína é responsável por colorir e proteger a derme contra os raios solares. No caso de machucados e queimaduras o corpo produz doses extras de melanina para aumentar a proteção no caso de uma nova ferida. E na pele negra, isso quase sempre deixa as manchas mais pigmentadas. À isso, soma-se o fato de a pele negra ser mais suscetível a ter espinhas e cravos, o que intensifica as manchas desagradáveis.

Pele negra também precisa de proteção solar

Talvez você já tenha ouvido por aí que negros não precisam usar filtro solar porque não se queimam facilmente quando expostos ao sol. Sim, pela quantidade maior de melanina presente na pele negra, acaba sendo uma proteção natural aos raios, no entanto, ninguém é isento do uso do protetor solar, e mesmo uma pele bastante escura precisa de uma proteção extra, utilizando, no mínimo um produto com fator 30 no dia a dia.

 

Como cuidar da pele negra?

 

Tratamentos estéticos como peeling e laser também podem ser feitos para os que possuem pele negra, que promove a remoção de células mortas e a uniformização do tom. Já para os cuidados caseiros diários, esfoliações em locais mais ressecados e escuros como joelhos e cotovelos, e produtos hidratantes para pele oleosas são os mais indicados, já que a pele negra é naturalmente oleosa.

Fonte: Saúde Abril

 

 

Deixe uma resposta