Como tratar foliculite pós-barba?

A foliculite de barba é algo frequente para você ou para o seu marido? Chegou a hora de acabar com isso!

O quadro se manifesta com o surgimento de bolinhas vermelhas e bolinhas com pus ao redor do pelo. Na maioria das vezes, não há infecção bacteriana e, por isso, o problema leva o nome de pseudofoliculite.

Esse problema crônico acontece porque a pele interpreta o pelo como um corpo estranho e, por isso, tenta sempre expulsá-lo. O resultado são inflamações e bastante incômodo. Está atrelado ao fato da pessoa se barbear com muita frequência ou a questões raciais. Os morenos e negros têm maior propensão ao quadro porque os pelos da barba são mais encaracolados e se curvam com mais facilidade. Porém, as mulheres também podem apresentar a pseudofoliculite após depilação em regiões como virilha e axilas, em que a pilificação é composta por pelos grossos e mais escuros.

Como tratar?

Nesses casos, os homens que não desejam ter barba ou precisam depilar constantemente, a Depilação Definitiva a Laser é a melhor alternativa de tratamento, já que a foliculite em questão não está relacionada à nenhuma doença de pele, apenas ao crescimento do pelo. Assim, haverá o mínimo de pelos para barbear ao fim do tratamento e a pele estará mais lisa, sem qualquer inflamação ou irritação.

Cuidados em casa

como tratar foliculite pós-barba? - CDCC

Quando os pelos são muito grossos, é indicado um produto pré-barba ou hidratante para amaciá-los;

1. Não se barbeie com pressa, sem produtos que auxiliam ou só com água. O ideal é usar espuma ou gel previamente. Opte por produtos com pH neutro e não muito agressivos, que possuam ação hidratante e calmante;

2. Passe a lâmina no sentido do crescimento do pelo, o menor número possível de vezes – é importante que o aparelho esteja em boas condições e não se esqueça de trocá-lo com frequência;

3. Use produtos específicos pós-barba para reduzir a irritação e evite os que contenham álcool.

 

Procedimentos estéticos em Recife na CDCC para uma vida bela e saudável. Agende uma consulta e saiba mais.

Deixe uma resposta