Os maiores inimigos do Melasma

Se engana quem pensa que só o Sol e a luz azul (dos celulares e computadores) podem piorar o melasma. Um dos maiores “perigos” para quem sofre com as manchas é o dia a dia em casa, quando as pessoas costumam relaxar um pouco, deixando alguns cuidados de lado. ⁣

O melasma é uma condição caracterizada por manchas escuras, principalmente na face. Ocorre com maior frequência nas mulheres, mas também pode acometer os homens. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam no surgimento do melasma”, diz.
Esta disfunção acontece por alguma descompensação no mecanismo fisiológico do melanócito, célula responsável pela produção de melanina que é uma das responsáveis pela proteção da pele contra as agressões promovidas pela radiação solar. O mormaço de equipamentos como, secador, chapinhas e o vapor quente que sai do forno quando estamos cozinhando também piora o melasma. ⁣Até mesmo a luminária ou o abajur do lado da cama podem aumentar as manchas. sabia?

Melasma não tem cura, mas uma dermatologista poderá indicar o tratamento de acordo com as suas necessidades. Isso irá cuidar das manchas que já estão evidentes e evitar novas. ⁣

Tratamentos

Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como LASER, Peeling químico ou Microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

Deixe uma resposta