A sua pele é linda, sim! #SemanaDoVitiligo

No dia 25 de Junho é o dia voltado para o Vitiligo. A campanha do Dia Mundial do Vitiligo pretende, a longo prazo, gerar conscientização sobre a doença, seus métodos apropriados de atendimento e tratamento entre o público em geral e os prestadores de serviços de saúde e, ainda, arrecadar fundos necessários para a pesquisa.

Certamente você já viu alguém que possuía uma ou mais manchas brancas no corpo, como se a cor da sua pele estivesse sendo apagada aos poucos, e de fato é exatamente isso que está acontecendo. A doença não é grave e nem causa grandes prejuízos à saúde, mas ainda é alvo de muitos preconceitos devido às alterações estéticas na pele do portador. É preciso ressaltar que o vitiligo não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para outra.

Por falta de informação verdadeira disseminada na sociedade, aqueles que possuem vitiligo muitas vezes sofrem preconceitos por conta das manchas brancas nos braços, pernas e rosto, ou qualquer superfície do corpo. Por isso, aliado ao tratamento dermatológico, é interessante fazer um acompanhamento psicológico.

Pode começar com uma pequena marquinha mais clara do que o tom geral da pele e, dali um tempo, avançar para uma marca maior, causando muito medo e, às vezes, vergonha. Mas não há motivo para pânico: o vitiligo é uma doença que surge na pele e causa a perda gradual da pigmentação.

Vamos respeitar e amar as pessoas do jeito que elas são sem preconceito? Compartilhe esse post e propague conhecimento!

Deixe uma resposta